Criminalidade cresce e assusta moradores de Maricá

Da redação | João Henrique - Há algum tempo, a criminalidade vem aumentando rapidamente na cidade de Maricá. Nas últimas semanas vimos o caso de diversos assaltos na rodovia Amaral Peixoto (RJ106) a pedestres em ponto de ônibus.
Em uma semana, três estabelecimentos foram assaltados no trecho de São José do Imbassaí à Inoã.
Assassinato na rodovia Amaral Peixoto (RJ106) chocou moradores
de Maricá. (Foto: Arquivo | Maricá Info)

O número de assassinatos também aumentou em Maricá em relação ao ano de 2011, mas, mesmo assim, o número do efetivo de policiais militares da 4ª CIA continua o mesmo, são cerca de 30 policiais por dia, patrulhando a cidade de Maricá, com 362 KM² e mais de 130 mil habitantes. Vale lembrar que nos dias de festas e na alta temporada, a população flutuante pode ultrapassar os 300 mil habitantes.

Segundo informações, duas viaturas 'extras' da PM foram enviadas para Maricá, uma no Centro e outra em Itaipuaçu, porém, quando há uma ocorrência grave em Niterói, área de atuação do 12º BPM, o Coronel Dias, desloca as viaturas para a cidade, deixando Maricá com menos policiamento e, portanto, uma área mais sensível ao combate à criminalidade.

Em reunião do CCS, comandante do 12º BPM afirmou que
não há necessidade da criação de um novo batalhão em Maricá.
(Foto: Arquivo | Maricá Info)
Já há um projeto - e a necessidade - para a criação de um Batalhão de Polícia Militar, assinado até pelo governador Sérgio Cabral, porém, não há o aval do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, o Coronel Wolney Dias.

Em reunião do CCS (Conselho Comunitário de Segurança), o comandante do 12º BPM afirmou que não há a necessidade de criar um batalhão pois o efetivo de cerca de 30 policiais militares por dia, em Maricá, é suficiente para cobrir a área de 362 km², e mais de 130 mil habitantes.

Moradores ficaram assustados com os recentes casos de assalto no município, o último, no supermercado do Centro de Maricá, o assaltante causou pânico na tarde deste domingo (21). A população teme o aumento da criminalidade na cidade pois as autoridades nada fazem para melhorar a área no município.

Reportagem relacionada: