Nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança é eleita em Maricá

Da redação | João Henrique - Na tarde desta quarta-feira (23), em uma reunião para a eleição da nova diretoria do CCS (Conselho Comunitário de Segurança), foi eleita a chapa das mulheres, por unanimidade, na presença das autoridades responsáveis pela segurança no município. Estavam presentes o Delegado Titular da 82ª DP (Maricá) José William Medeiros - que fez a sua última participação no conselho -; o comandante do 12º BPM Coronel Dias; o comandante da 4ª CIA (Maricá) Major Baptista; representantes da Defesa Civil, o secretário de segurança pública Fabrício Bittencourt e o ex-secretário de segurança Alexandre Neto.
Novo conselho foi eleito nesta quarta-feira (23).
(Foto: João Henrique | Maricá Info)

Na reunião, foram abordados diversos assuntos relevantes e importantes para a área da segurança, como a discussão da criação de um batalhão na cidade.

O coronel Dias, comandante do 12º BPM (Maricá e Niterói) disse que Maricá não precisa de um batalhão, mas sim do aumento do efetivo policial.
Segundo Dias, Maricá tem hoje 105 policiais, divididos em escalas, sendo cerca de 32 por dia. O coronel lembrou que há o policiamento fixo em alguns locais, como no TRE e no Fórum.
O coronel reiterou que não é contra a criação do batalhão em Maricá, apenas não acha necessário, pois, o efetivo poderia diminuir quando o que se espera é que ele aumente. "Maricá precisa de aumento de efetivo, não de batalhão." comentou Dias.

Na reunião foi anunciado pelo secretário de segurança de Maricá, Fabrício Bittencourt, o GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), sistema do PRONASCI que irá monitorar as cerca de 20 câmeras que serão instaladas em diversos pontos do município.
O GGIM Maricá será no antigo DPO do Centro, na rua Barão de Inoã, ao lado do Mercado das Artes. O ex-secretário Alexandre Neto - que agora diz que trabalha no gabinete do prefeito - afirmou que o local é pequeno, por isso, deixou em segundo plano quando estava à frente da secretaria.

Fabrício anunciou o aumento no efetivo da guarda. "Serão 64 novos guardas municipais para prevenir a criminalidade em Maricá." disse o atual secretário.

A eleição foi realizada nessa quarta-feira (23) e a chapa eleita por unanimidade. A nova direção agora terá a missão de integrar os membros das comunidades de Maricá às autoridades responsáveis pela Segurança Pública no município, atuando de forma participativa e colaborativa para auxiliar no combate e na prevenção de crimes.

Conheça a nova chapa:

Presidente: Carla Elpídia dos Santos
Vice-Presidente: Nina Sieczko
Primeira secretária: Anna Maria Quintanilha
Segunda secretária: Vera Braz