Prefeitura põe outra empresa pra coletar o lixo em Maricá

 Da redação | Vitor Cunha - Seu lixo já foi recolhido? Não? Essa é a situação de grande parte da cidade de Maricá que está com o lixo se acumulando nas ruas e causando um imenso transtorno à moradores, turistas e comerciantes.
Moradores reclamam da falta de coleta de lixo em Guaratiba.
Nossa equipe tem realizado diversas matérias sobre o descaso com a cidade e, nesta quinta-feira (17) recebemos a informação de que a prefeitura de Maricá 'já' contratou outra empresa para realizar a coleta do lixo na cidade.

Contratada em caráter emergencial, a empresa Kat Entulho Transporte de Entulhos, de Niterói, assumiu a coleta de lixo em Maricá. A empresa já está operando nas ruas, em substituição à Thalis, cujo contrato foi rescindido no último dia 4/01. A Kat ficará atuando em Maricá durante a vigência do contrato emergencial, válido por 180 dias.



No Manu Manuela a coleta é feita apenas nas ruas principais.
De Itaipuaçu à Ponta Negra a cidade está coberta de lixo pelas ruas e até em algumas praças. Vários internautas enviam fotos para a nossa redação, onde já realizamos diversas matérias sobre a falta de coleta de lixo.

Em Nota Oficial, a prefeitura comentou sobre a nova empresa que coletará o lixo da cidade nos próximos 6 meses:

"A empresa foi uma das três companhias que apresentaram propostas para assumir a gestão desse serviço – conforme prevê o artigo 26 da lei 8.666, que trata de licitações públicas  - e o contrato inclui ainda a varrição das ruas e a limpeza das praias. O preço oferecido para a Prefeitura foi o menor, para proporcionalmente o mesmo volume de lixo coletado total contemplado no contrato anterior, que era em torno de 30 mil toneladas. O valor novo, vale ressaltar, é inferior ao que a Prefeitura vinha pagando à empresa anterior, e vai gerar uma economia mensal para os cofres públicos de cerca de R$ 60 mil. O contrato também conta com uma cláusula resolutiva, que prevê o encerramento imediato assim que a licitação pública, já em processo de preparação, for concluída.
A Kat entrou em ação de imediato e seus veículos já podem ser vistos rodando no município. Ao todo, a frota contará com 12 caminhões em operação diariamente, com mais dois de reserva técnica – como exige o contrato. Além disso, 12 motoristas e 36 ajudantes atuarão no serviço, em turnos de segunda a sábado, das 6h às 21h.  Para o lixo residencial, as rotas de coleta serão mantidas e o cronograma continuará prevendo o recolhimento em três dias da semana.  A frota é composta ainda de dois basculantes, uma retroescavadeira, um trator de esteiras, uma pá carregadeira e três caminhões de sucção, conhecidos como Vacol – além de outros equipamentos."

Reportagens relacionadas: