Tragédia no RS: Seguranças dificultaram saída de pessoas no início do incêndio, diz sobrevivente

Germano Rorato/Agencia RBS, via Agence France-Presse — Getty Images
Da redação | João Henrique - Duas testemunhas disseram que os seguranças da boate Kiss, em Santa Maria (RS), dificultaram a saída das pessoas no início do incêndio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o alvará de prevenção de incêndio da boate estava vencido desde agosto de 2012. De acordo com o comandante dos bombeiros de Santa Maria, Cel. Moisés da Silva Fux o sinalizador usado na boate é extremamente perigoso e proibido em eventos fechados, como era o caso. A tragédia em Santa Maria é a segunda maior do país e foi notícia do mundo inteiro, como no jornal novaiorquino The New York Times e o jornal espanhol El País, onde, a tragédia é destaque na primeira página do site trazendo como título: "Ao menos 232 mortos em discoteca no Brasil que não tinha licença."
Ao vivo no SBT, a sobrevivente Patrícia disse não ter visto saída de emergências. "Não havia nenhuma sinalização. Não havia como ver."
Segundo Patrícia, os seguranças dificultaram a saída das pessoas no início do incêndio, fazendo uma fila para que as pessoas que saíssem pagassem uma comanda, mesmo em um caso de emergência.
Até o momento são 232 mortos confirmados pela polícia e mais de 131 pessoas hospitalizadas. A prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de 30 dias.

Há a necessidade de que pessoas doem sangue para o Hemocentro Regional de Santa Maria: Tel.: (55) 3221-5262  -  (55) 3221-5192
Ajude as vitimas de Santa Maria: Doe água, luvas, papel higiênico, álcool gel, máscaras e medicamentos, ligue para (55) 3220 -7200.



— É um acesso muito pequeno. Havia muita gente lá dentro. A porta virou um funil e eles tiveram dificuldade para sair. As pessoas, na hora do pânico, usam de todas suas forças para sair e muita gente acabou morrendo por causa disso. Disse o delegado Sandro Meinerz.

Vídeo postado no youtube mostra desespero dos jovens na boate Kiss durante o resgate das vítimas:
A tragédia teve repercussão mundial, sendo notícia em diversos noticiários internacionais e figurando o primeiro lugar nos Trendings Topics no Twittercom a Hashtag #TODOSDesejamForçasASantaMaria e #ForçaSantaMaria.

O músico que tocava na boate Kiss morreu na tragédia de Santa Maria. Danilo Brauner Jaques teria conseguido escapar do fogo e da fumaça, mas voltou para o interior da casa noturna para resgatar a sua gaita.

NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO